Tertúlias (definição), e movimento DADA

O conceito de tertúlia descreve um encontro entre amigos, familiares ou apenas indivíduos que frequentam o mesmo estabelecimento, que se juntam com o propósito de discutir temas que vão deste a atualidade, à política e futebol até aos mais simples e vulgares assuntos de uma aldeia.

Foi essencialmente a partir do séc. XX que este tipo de reuniões ganharam uma maior força em Portugal. Estas aconteciam em cafés como A Brasileira e o Nicola, onde se reuniam personalidades como Alexandre Herculano, Bocage, Almada Negreiros, Fernando Pessoa e Mário de Sá Carneiro, discutindo a política, a atualidade, a arte e a cultura.
Assim, tendo por base este conceito, prosseguimos para uma chuva de ideias que nos permitiu colocar todos os poetas escolhidos por cada membro do grupo num só local, como se de um encontro entre poetas se tratasse. 

Por outro lado, decidimos também tomar como referência o movimento DADA, mais concretamente o processo de formação e desenvolvimento deste movimento. Iniciado em 1916 na cidade de Zurique, no estabelecimento de Hugo Ball designado de Cabaret Voltaire, (onde se reuniam artistas, escritores e intelectuais) deu-se início àquele que seria o movimento de vanguarda que mais iria contra as regras e padrões impostos pelos anteriores movimentos. A palavra “DADA”, embora em francês signifique “cavalo de madeira”, a sua utilização é considerada non-sense, ou numa falta de sentido ligada com a linguagem e, nesse sentido, é desse modo que interligamos o dadaísmo com o nosso grupo de poetas, pois esse non-sense aplica-se à junção dos outros uns com os outros.

Advertisements

Author: 60pontos5paicas

Communication Design at Fbaul.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s