Esta semana não passei por nenhum cartaz de que me apetecesse realmente falar, por isso decidi falar de um que vi no Porto da última vez que lá estive. Sendo que no momento em que o vi não tirei foto, decidi colocar uma imagem retirada da web. Eis o cartaz desta semana:
Este, criado pelo Studio Dobra (estúdio de design gráfico sediado no Porto), serve de divulgação à peça de teatro “Os últimos dias da humanidade” de Karl Kraus, encenação de Nuno Carinhas e Nuno M Cardoso e tradução de António Sousa Ribeiro, realizada no Teatro Nacional São João no Porto. Esta peça contou com um calendário com várias partes relacionadas com o evento, eventos esses que decorreram de 27 de outubro a 19 de novembro.
O nosso olhar é captado pelo destaque a vermelho que nos apresenta o título da peça. As informações são apresentadas como que num jornal se apresentassem. A maneira como a pilha de jornais está exposta confere ao cartaz um certo dinamismo e movimento que, de certa forma, nos provoca um certo “rodopiar” do olhar. O jornal apresentado também se relaciona com o conteúdo do livro do qual esta peça de teatro interpreta, pois Karl Kaus, em “Os últimos dias da humanidade”, procurou captar o teatro de guerra como fantasmagoria tecnológica e discursiva através da montagem verbal e montagem cénica que se desenvolvem segundo uma lógica recursiva e centrífuga, capaz de dar ao horror dos atos, isto tudo transformado em notícias impressas, oratória militar, pregões, cenas de rua, etc.
A imagem escolhida para o jornal, também relacionada com a obra, sugere-nos essa fuga apressada dos “últimos dias da humanidade” devido à sugestão de velocidade que o cão leva no seu salto.
Local: Porto.