File#2: Já temos fascículo histórico

Em virtude do File#2, que nos pede a criação de uma publicação por fascículos da exposição dos finalistas de Design de Comunicação, foi nos pedido que procurássemos e adquiríssemos um fascículo histórico para que, a partir das suas características formais e história do objeto, criássemos as nossas brochuras. Nesse sentido, eu e o meu grupo (Ana Luísa Pereira, Carolina Pena e Diogo Lourenço) tratámos de encontrar um fascículo histórico.

O nosso fascículo histórico a analisar pertence à coleção dos anos 40 do séc.XX “Terras Portuguesas” editada pela Shell Portuguesa S.A.R.L., sob a direção de Joaquim de Mattos Sequeira. Esta publicação por fascículos é constituída por, pelo menos, XV fascículos, cada um de 16 páginas ilustradas com fotografias a preto e branco.

img_226848892_1468437411_abig.jpg
Alguns fascículos da coleção Terras Portuguesas

 

O fascículo que iremos analisar é, precisamente, o numero I desta coleção, e nele encontramos textos de Gustavo de Matos Sequeira, jornalista, escritor Olissipógrafo e político. Gustavo também participou em outras publicações por fascículos como por exemplo a “Gazeta dos Caminhos de Ferro”, “Illustração Portugueza”, “Panorama” entre muitas outras.

Este primeiro número tem como tema o Ribatejo. É um documento de uma época que ainda tinha a ideia de que a bacia hidrográfica do Tejo, constituía a ossatura líquida da Região. Este é também uma homenagem à ruralidade, à faina fluvial e a toda a atividade daquela zona. A modo de convite, quase como um guia turístico, toda a gastronomia, produção vitivinícola, observação da paisagem, locais de interesse e abastecimento é apresentada no fascículo.

10719%20terras%20portuguesas%20ribatejo

Algumas especificações gerais:

Coleção: Terras Portuguesas; Nº Fascículo: 1, Ribatejo; Editora: Shell Portuguesa S.A.R.L.; Encadernação: Brochura; Nº de Páginas: 16; Peso: 40 gramas; Temática: Monografia; Idioma: Português.

 

Advertisements

Author: 60pontos5paicas

Communication Design at Fbaul.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s