File#2: Chegou o momento de construir – Performances + Apresentação da Publicação e do Website

O que estava previsto acontecer na Galeria de Belas-Artes, acabou por acontecer no piso -1, na zona do antigo bar da FBAUL, no mesmo dia e à mesma hora. Chegou o momento de construir, e talvez essa mudança se tenha dado devido à afluência do público.

Desta vez, os finalistas de Design de Comunicação da FBAUL deram-nos a conhecer com mais detalhe o Website e a Publicação, intercalando esses momentos com três performances. Estes, apresentam um pouco daquilo que foi o ponto de partida e de chegada do percurso destes alunos, quando confrontados com o tema “E se a política acabasse amanhã?”.

Para começar, o Website. Este, com o nome de eseapolitica (por motivos de tornar o link não muito extenso), esteve sempre presente desde o início, sendo construído simultaneamente com a construção das próprias narrativas e, também, paralelamente à Publicação.

O principal objetivo do modo como este website foi construído, era que o utilizador se sentisse no papel de um explorador e fosse ele mesmo a procurar de maneira aleatória o seu conteúdo, sem ter necessariamente, logo de início, acesso a toda a informação, despertando uma necessidade de descobrir. Assim, o utilizador tem a hipótese de escolher, de acordo com a sua vontade, um dos três capítulos (O Abismo e as Vertigens; A Queda Livre; No Fim, Um Começo) que se encontram na primeira página do website. Desta maneira, os alunos contrariam um pouco aquilo que é a Publicação (que apresenta uma ordem sequencial). À medida que abrimos cada um dos capítulos temos imediatamente acesso às narrativas correspondentes e às unidades curriculares que os envolvem.

Num menu a que temos acesso no canto superior direito, temos ainda oportunidade de ver uma breve apresentação e amostra do que é a Publicação, seguindo-se de uma lista dos alunos que participaram neste projeto. Dentro desta lista de alunos, se carregarmos num dos nomes, temos ainda acesso aos seus portefólios, contactos e participação nos mais variados trabalhos e narrativas. Também neste Website, temos a oportunidade de poder efetuar uma visita virtual diretamente aos dois núcleos da exposição e, ainda, ler as opiniões dadas pelos visitantes e participantes da instalação interativa instalada no segundo núcleo, o da Galeria de Belas-Artes.

Posto isto, era momento de clarificar o que era realmente a Publicação. Esta, na capa, apresenta uma série de pontos enumerados com o intuito de dar a conhecer as temáticas que deram origem a todo o trabalho existente dentro da Publicação. Dividida em duas partes: uma onde constam narrativas dos professores e com o enunciado que se tornou o ponto de partida para todo este trabalho; outra parte onde se encontram os trabalhos dos inúmeros colegas ao longo do que foi este percurso.

giphy

A segunda parte da publicação divide-se nos mesmos capítulos que o Website: O Abismo e as Vertigens (que acaba por se relacionar com o primeiro ano de licenciatura no curso; os medos, a dificuldade em reagir, etc), A Queda Livre (que acaba por ser o momento em que se apercebem e aprendem a reagir) e, por fim, No Fim, Um Começo (Intervir no nosso tempo). Entre estes aparecem os enunciados dados pelos professores, fazendo então a ligação com os vários subtemas.

“Esta narrativa tem origem na enunciação de Daniel Innerarity que encontra na vontade de descobrir, compreender e transformar o fundamento da política. Estas ações são a força disruptiva que age contra o fatalismo de que nada pode ser feito, que só nos resta confiar que outra pessoa ou que uma força qualquer saiba conduzir uma vida que foi herdada num corpo que não é o seu.”

Esta publicação é diferente de um objeto de apoio à exposição dos finalistas, pois funciona por si só. É também muito diferente das publicações de outros anos, pois trata os assuntos por uma ordem lógica e não apenas separada cronologicamente por unidades curriculares. Nela encontramos também trabalhos que foram fruto do workshop por eles realizado.

A Publicação pode ser adquirida por todos aqueles que tiverem vontade de a ver e obter.

Intercalando estes dois momentos de apresentação, aconteceram três performances. As duas primeiras, momentos mais narrativos do que expressivos; a terceira e última performance, teve lugar na Galeria de Belas-Artes. Esta teve um caracter mais expressivo e interagiu diretamente com o público. Todas as performances apresentam os pontos de partida e de chegada do percurso destes alunos, quando confrontados com as dimensões da política.

Advertisements

Author: 60pontos5paicas

Communication Design at Fbaul.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s