“O Dia em que a Música morreu” curta-metragem de Bruno Ferreira e Linda Martini

No passado dia 27 de outubro, no festival DocLisboa, foi exibida pela primeira vez, no Cinema São Jorge, a curta-metragem “O Dia Em Que a Música Morreu”. Esta primeira exibição contou com a presença do realizador Bruno Ferreira e da banda Linda Martini (André Henriques, Cláudia Guerreiro, Hélio Morais e Pedro Geraldes), para uma sessão de perguntas e respostas.

lindamartinidoclisboa-360x200.jpg

A curta-metragem partiu do tema “O Dia Em Que a Música Morreu”, que encerra o álbum Sirumba (2016), mas passa muito além do simples videoclip centrando-se na história dos mineiros de Aljustrel e da sua relação com o silêncio.

Nesta curta, Bruno Ferreira, apresenta-nos uma sensação de privação dos sentidos, nomeadamente o auditivo, através da apresentação das imagens e palavras que não podemos escutar, fazendo com que esta se torne uma curta que dilata as margens do que é o cinema documental e do que é o formato de um videoclip.

Neste documentário, os mineiros explicam o medo, o hábito que têm com o silêncio, o que implica estar lá em baixo e relembram os companheiros que da mina já não saíram vivos. Mostram a solidão que sentem e a dificuldade que é ser mineiro. A curta-metragem conta também com uma animação feita com marionetas que ajuda a integrar melhor a ideia da relação dos mineiros com o silêncio.

maxresdefault

No filme, participam o Grupo Coral do Sindicato dos Mineiros de Aljustrel e a companhia de teatro de marionetas chilenas Silencio Blanco.

Advertisements

Author: 60pontos5paicas

Communication Design at Fbaul.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s