MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

Pequena retrospectiva acerca do dia de abertura do MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

Advertisements

A obra da arquiteta Amanda Levete, na passada quarta-feira (dia de abertura), atraiu cerca de 20 mil pessoas a Belém. De facto, o MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, apesar de rodeado por uma enchente de pessoas, fazia-se sentir através da sua arquitetura futurista e da sua ligação com o meio envolvente.

Estes sete mil metros quadrados de construção quase escultórica, ao contrário do que possa imaginar, não desafiam de maneira nenhuma os edifícios históricos da cidade de Lisboa mas sim, harmonizam o espaço fazendo-nos sentir como que numa enorme varanda com vista para o Tejo através do seu teto que é também miradouro e da sua vista panorâmica virada para sul.14628029_1167573539965300_235539583_n

Após entrarmos no MAAT, toda a visita se torna quase intuitiva pois as paredes curvas e os seus espaços ovais, fluem calmamente ao receberem a luz refletida nas claraboias existentes. Esperava-se, então, que a exposição de abertura estivesse à mesma altura que aquela estrutura futurista.

O espaço mal aproveitado e uma escolha “pobre” nas instalações foi o que deixou mais gente a desejar, não porque as obras de arte escolhidas não tenham valor, pois eram obras com o seu quê de pensar, o seu significado forte, mas no dia de abertura, o edifício parecia pedir mais. Seria por falta de dinheiro? Ou seria uma abertura ao público um pouco apressada por causa dos media? Os portugueses voltarão lá de certeza e assim aproveita-se não só a experiência que Amanda Levete nos proporcionou mas também o facto de ser grátis até Março de 2017.

Author: 60pontos5paicas

Communication Design at Fbaul.

1 thought on “MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia”

  1. tem de alargar o âmbito da sua agenda cultural.
    e também não bastam reflexões sobre o edificio e o seu conteúdo pobre (?) que são reflexo do que toda a imprensa e redes sociais manifestaram. é preciso sentir a a sua opinião, a sua reflexão, a sua leitura do que se passou na sua visita.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s