File#1: Conferência “Cartel politico en Chile: 1970-1973”, por Mauricio Vico

sem-nomebelas-artes ulisboa, 4out. 2016

 A década de 60 destacou-se pela agitação social e política em todo o mundo. No Chile, isto era sinal inequívoco da clausura imposta até então pela política daquela altura. Nesse momento conturbado, as diversas manifestações artísticas foram a chave para a elaboração do caminho para o socialismo, especialmente durante o governo de esquerda de Salvador Allende. É por causa destas manifestações artísticas relacionadas com o governo de Allende que Mauricio Vico (designer, professor e investigador do Departamento de Design da Universidade do Chile) veio conversar connosco sobre o cartaz chileno nas suas fases revolucionárias, nomeadamente durante a revolução chilena de 1970 – 1973.

14625262_1198483536890920_24195546_n
Yo estoy con el Compañero, autor desconhecido, 55 x 77 cm, impressão offset, 1970

O cartaz chileno teve uma enorme  importância  durante a revolução chilena dos anos 70. Este servia como objeto chave para a propaganda política da ditadura e democracia chilena e tinha como temas principais a liberdade, pátria, desonra, injustiça, passado glorioso e história da nação, recorrendo sempre ás ideias e inspiração dos militantes, políticos e cidadãos. Mauricio Vico, reuniu uma série de exemplos de grande valor gráfico e explicou-nos tanto a importância dos mesmos consoante o contexto histórico como as técnicas usadas naquela altura.

30_brigadas-ramona-parra_mac-500x734
Brigadas Ramona Parra – MAC, autor desconhecido, 55 x 77 cm, impressão offset, 1971

 Um dos cartazes que exemplifica bastante bem o “estilo” do cartaz político chileno tem o nome de “Brigadas Ramona Parra – MAC”. Este cartaz é uma serigrafia (técnica muito usada) de 1971 e de autor desconhecido, e nele está representada mulher como símbolo da igualdade, a foice e o martelo como símbolo dos trabalhadores e do povo e o punho fechado símbolo internacional dos antifascistas. A sua composição, assim como a escolha das cores, lettering e os próprios desenhos fazem deste um cartaz hibrido, tal como Mauricio Vico disse na conferência, no sentido em que nele conseguimos ver todas as influências do cartaz chileno: a pop art, o cartaz cubano, a arte psicadélica e a influência artística dos EUA em geral.

O designer e professor, não nos   deixou ir embora sem ainda nos falar do cartaz politico chileno de 2006 a 2011. Após a guerra civil de 1973, impôs-se o governo do general Pinochet, um governo de direita, que fez com que se desenvolvessem movimentos estudantis. Ainda hoje, os estudantes mostram-se descontentes, principalmente com os direitos na educação, e através dos posters dão conta do distanciamento dos políticos, tal como antigamente. A parte disso, quais são as diferenças dos cartazes de Allende para os de pós Pinochet? Hoje, são cartazes coletivos, cada vez mais duros e frontais, representam a crise, a rebelião, o descontentamento e fazem de propaganda a manifestações que terminam sempre em violência. Apesar do uso de lettering manuscrito, o poster chileno continua a ser muito claro e proporciona sempre uma boa leitura.

14593171_1198483510224256_1101680931_n
Recuperar el Cobre, Comando Gráfico Recarraben, 96,8 x 65,7 cm, impressão offset, 2011

Esta conferência transmitiu um bom olhar sobre a situação política do chile nos dias de hoje e antigamente, e a importância das artes gráficas, nomeadamente o design, como imagem dos ideais políticos. Apesar das diferenças linguísticas, Mauricio Vico conseguiu manter uma boa relação entre orador/espectador e apresentou o tema de modo a que toda a informação necessária fosse referida.

Advertisements

Author: 60pontos5paicas

Communication Design at Fbaul.

1 thought on “File#1: Conferência “Cartel politico en Chile: 1970-1973”, por Mauricio Vico”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s